27 de fevereiro de 2015

13 alimentos que são perigosos para seu gato


Muitas pessoas que têm animais não conhecem o risco de alguns alimentos aos seus bichinhos. Já vi muitas pessoas a darem doces, álcool, entre outros para seu pet por não conhecer suas consequências, e o que de verdade me causa até uma aflição... 

Mas cada animal tem um tipo certo de alimento que deve ser ingerido. E com isso vou mostrar 13 alimentos que não se deve dar ao seu gato, pois são alimento que são digeriveis para o corpo humano e não para o corpo de um felino.

1- Atum
O atum preparado para o consumo humano não é igual ao preparado ao consumo animal. O que é produzido para nossa alimentação deixa a desejar em nutrientes para o gatinho, e fará que ele tenha uma alimentação deficiente em nutrientes. Sem contar que há um risco por conta de injerir alta dose de merúrio

2- Bebibas energéticas
Isso é um perigo para seu gato, pois o corpo do animal não está preparado para ser acelerado por algum químico externo, causando um aceleramento na palpitação, tremor nos músculos, entre outros sintomas que não tem como reverter. Esses estimulantes podem ser; café, chá preto, energéticos, chocolates, entre outros.

3- Uvas e passar
Esse alimento, ainda não se sabe o porquê, causa falha nos rins do felino. Não se pode dar nem em pequenas quantidades, pois pode adoece-lo. Depois do consumo desses alimento, esteja atento se seu gato apresentar vômitos ou hiperatividade.

4-  Chocolate
Esse alimento não só para os gatos mas para os cães, são como um veneno! Eles contêm um agente que é tóxico para o animal, chamado teobromina. Principalmente os chocolates preto e os de culinária. Quando ingerido pode causar ritmo cardíaco acelerado, tremores, convulções e até a morte do bichinho.

5- Álcool
Esse item parece bobo citar, né? Não, não é, pois já conheci pessoas que davam isso ao gatinho só para eles ficarem "loucões" e fazerem gracinhas. Não se deve nunca dar álcool ao animal. Esse tipo de substância destroe os orgãos do bichinho muito rapidamento. Quer um exemplo? Duas colheres de whisky pode deixa um gato com um pouco mais de 2 kg em coma, e mais uma colher é o suficiente para matar o animal. 

6-  Cebolas, Alhos e cebolinhas
Não importa se foram cuzinhadas ou não. Eles alimentos podem causar uma quebra nos glóbulos vermelhos dos gatos, levando-os a uma anemia. Comer raramente - assim como o atum - não vai o matar. Mas quanto regular, se torna um problema.

7- Doces e chicletes
Esse é um item que espero que quem esteja lendo, nunca tenha feito. O mau desse é o xilitol, um componente que se encontra em doces, chicletes e até em pasta de dente. O que acontece? Isso causa o aumento de insulina na circulação sanguinea do gato, podendo levar a falência hepática.

8- Gorduras e ossos
Não é uma boa ideia dar gordura para os gatos. Eles podem ter problemas intestinais como diarréia. Mesmo sendo a "gordura saudável". E os ossos podem machucados, por conta das pontas mal mastigadas que ficam, assim perfurando-os internamente. Mesmo os ossos pequeninos e fininhos não são recomendado dar, pois o risco ainda existe. Como mostra nessa matéria, que o mesmo serve para os cães: Não dê ossos de galinha ao seu cão.

9- Ovos crus
O funcionamento do gato não é como o do humano, e os ovos crus não são nada bons para eles.
Eles podem serem intoxicados devido a uma bactéria, como as: salmonela, E. coli e uma proteína chamada avidin, que impede a absorção de vitamina B. Isso causa problemas na pele e na pelagem de seu gato.

10- Carnes, peixes crus e fígados 
Tais como os ovos, a carne e peixe crus podem intoxicar devido a bactérias que muitas vezes eles contêm quando ainda crus (por isso é sempre aconselhado cozinhar/assar/fritar bem a carne antes do consumo humano, por conta das bactérias existentes. Pois além do mais a carne e o peixe é um alimento orgânico que se decompõem e contêm por natureza bactérias). 
O peixe contém uma enzima que destroi a tiamina, que é uma vitamina essencial para os gatos. E a falta dessa tiamina pode causar convulsões, problemas neurológicos e até coma.
Já o fígado pode conter uma dose tóxica de vitamina A no sangue. O que poderia afetar a estrutura ossea do animal, causando deformações, osteoporose entre outros.

11- Massa de pão cru
Quem faz pão caseiro sabe que a massa antes de ir para o forno, ela precisa levedar. Nesse caso, se o gato comer a massar, o levedar pode causar dores em seu estomago. Sem contar que no processo de fermentação, é produzido álcool, o que pode matar o bichano por envenenamento alcólico.

12- Leite e Lactose
Cerca de 70% dos gatos não digere bem a lactose. Se dada uma grande quantidade de leite diáriamente, isso pode causar fezes moles e até mesmo diarreia. 

13- Alimento de cães
O alimento de cão, é feito e desenvolvido para nutrir e suprir as necessidade do corpo canino, e não do felino. Ele comer esse alimento não vai o matar por tôxinas nem nada disso, mas vai causar faltas de nutrientes e substâncias que só se encontram em alimentos feitos especialmente para a espécie felina.

Lembrando que a melhor alimentação para seu gato é a que é feita para ele. E ele estar comendo muito não é um sinal de boa alimentação, e sim de que ele pode estar sentindo falta de alguma vitamina ou que pode estar com maus hábidos alimentares. O ideal é uma ração que não contenha muito corante (evite aquelas que são super coloridas) e que veja dada a medida diária de uma porção para o porte e raça indicado para seu gato.
Queda demasiada de pele e falta de energia também podem ser um sinal de má alimentação ou de que seu gato esteja precisando de alguma vitamina em especial. Mas na dúvida não hesite e procure seu veterinário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...