3 de janeiro de 2014

O perigo do rojão!


Para animais isso é terrível.
Esse cachorrinho -da foto abaixo - ficou com uma paralisia temporária por causa do nível de stress causado pelo barulho que para eles são assustador!
Há inúmeros casos que pássaros que até morrem de parada cardíaca, por conta dos estouros. A audição e percepção desses animais domésticos são muito mais delicadas e sensíveis que a nossa. Temos que respeitar o outro seja lá qual seja sua espécie!




E não só os animais mas os bebês também podem sofres com isso, tanto com sua audição sensível como psicologicamente. Pois eles ainda não tem a consciência do que está a acontecer.
Vamos ser mais consciente em nossos atos e menos eufóricos... Pois um ato mal pensando pode causa sofrimento a alguém, pense nisso!




Alessandra Siedschlag 
Presidente da oscip Projeto SalvaCão 

"O susto dos cães
- Andrea Giusti, da Procura-se Cachorro

Desde que entrei na causa animal, há alguns anos, penso sobre as comemorações com fogos de artifício e rojão. Já havia presenciado o desespero de um cachorro que corria pela casa e latia sem parar. Angustiado, quase perdeu as unhas tentando abrir uma porta. Este foi o segundo Réveillon já como Procura-se Cachorro e posso dizer que a situação é realmente muito triste.

Pouca gente sabe que a noite do dia 24 de dezembro e a virada de ano registram o maior número de animais desaparecidos. Os relatos são semelhantes e quase todos, para não dizer todos, fugiram assustados, sem ao menos atender ao chamado do tutor.

Alguns cães viajam com as famílias e o ambiente estranho contribui com o fato. Outros permanecem em casa e nem assim se livram do pavor, quebram portas, pulam muros, arrebentam fechaduras e saem em disparada. O que me surpreendeu desta vez foi a quantidade de animais mortos, tiveram parada cardíaca. Uma imagem que está circulando nas redes sociais mostra que um dos bichinho estava na cama, provavelmente onde foi buscar abrigo.

Os fogos coloridos arrastam multidões, é fato. Geralmente estouram no mar ou em uma região planejada. O barulho não é um estrondo, não causa susto, e acontece muito no alto. O que pude constatar, até pegando como base os depoimentos, o grande responsável pelo caos é o rojão. É aquela explosão que acontece em sequência, quase na janela da casa, vindo do quintal do vizinho, do prédio do fim da rua. O cachorro é pego - literalmente- no susto. O som é alto, muito mais alto para eles. E isso dura o dia todo. A cada meia hora é possível ouvir um apito em direção ao céu. Prova disso são os pedidos de ajuda que chegam ao longo do dia, e não só depois da meia noite.

O stress dos cães só aumenta e a situação perde o controle. Os que não fugiram, morreram. Ou tiveram convulsão, paralisia nas pernas, machucados nas patas, atacaram outros cães. Claro que sempre vai ter alguém para rebater e dizer que o cachorro nem se importou, ficou dormindo. Mas aqui estou tratando da maioria, tratando de vidas.

Nem preciso entrar no mérito do perigo, dos casos em estádios e os queimados que chegam nos hospitais. Queria só lembrar que é o ano da Copa do Mundo. Serão muitas comemorações, como aquelas finais de campeonato de futebol. Fico com a opção do papel picado, e não do vizinho chato e barulhento. O balão foi proibido. O rojão podia ser extinto o quanto antes e entrar neste pacote de inutilidade. O meio ambiente agradece."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...